Conselho da Administração
O Conselho de Administração é composto por, no mínimo 5 e, no máximo, 10 membros efetivos, acionistas ou não, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, sendo permitida a reeleição.
O Conselho da Administração juntamente com a Diretoria tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da Aeris, de acordo com as disposições do Estatuto Social da Companhia, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Companhia e suas sociedades controladas se relacionam.
Nome |
Cargo |
Gisela Sarnes Negrão Assis |
Presidente do Conselho |
A Sra. Gisela é graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, em 2000; pós graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Don Cabral em 2006. A Sra. Gisela iniciou sua carreira em 2003, na Medley S/A Indústria Farmacêutica, como analista de marketing, tendo ainda ocupado as posições de gerente de marketing esportivo e, posteriormente, gerente de branding, até 2008. De 2010 a 2013 foi proprietária e administradora de lojas de franquia de varejo de moda (Osklen), tendo em 2014 fundado a Lapima Eyewear, onde ocupa até então a posição de diretora comercial, tendo sido responsável pela expansão da marca nos mercados brasileiro, norte americano e europeu.
|
Luiz Henrique Del Cistia Thonon |
Conselheiro |
O Sr. Luiz Henrique é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP em 2005. Ele também possui pós graduação (MBA em Gestão Empresarial) pela FGV em 2008. O Sr. Luiz Henrique iniciou sua carreira em 2006, na Medley S/A Indústria Farmacêutica, como advogado integrante do departamento jurídico da Medley. Em 2009, após a alienação de 100% da participação acionária da Medley pelo seu então controlador, Luiz Henrique assumiu a diretoria jurídica da Conforto Empreendimentos e Participações S/A, onde atua até hoje, tendo desde 2018 sido eleito como membro do Conselho de Administração da Companhia. Membro do Conselho de Energia Eólica Onshore e Offshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ desde 2020 e inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP sob n° 250.777.
|
Alexandre Sarnes Negrão |
Conselheiro |
O Sr. Alexandre possui curso superior na FGV-RJ em Tecnologia de Marketing. Possui curso (Executive Course) de Program for Leadership Development – PLD, pela IESE Business School (2013) e Owner Management Program – OMP, pela UCLA Anderson School of Management (2019). O Sr. Alexandre atuou como Vice-presidente da Conforto Empreendimentos e Participações S/A (2009-até o presente momento), sociedade controlada pelo controlador da Companhia. Na Companhia atuou como membro do Conselho de Administração, cargo que ocupou por sete anos (2010 a 2017) e retornou em Janeiro de 2023 como membro efetivo. De 2017 a 2021 atuou como Diretor Presidente na Companhia e em Janeiro de 2023 o Sr. Alexandre retornou como Diretor Presidente. Alexandre também ocupou a posição de Board Member na ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica (2018 a 2021).
|
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho |
Conselheiro Independente |
O Sr. Edison Ticle é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou Economia na Universidade de São Paulo (USP). Ele também possui mestrado em Economia pela FGV, MBA em Economia de Negócios pela USP e é pós graduado em Advanced Management pela Harvard Business School (AMP 202). O Sr. Edison iniciou sua carreira em 1999, no BTG Pactual. Ele também trabalhou como Portfólio Manager Sênior na Constellation Asset Management e na Black River Gestão de Investimentos (pertencente à Cargill). Em 2007, ele ingressou no Banco Safra, onde exerceu o cargo de Tesoureiro Chefe e Head da área de Trading Proprietário. Em fevereiro de 2009, Edison Ticle ingressou na Minerva, e, desde abril de 2010, exerce o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Desde 2020, é membro independente do conselho de Administração do Grupo Soma S/A, da Aeris S/A, e do TC Traders Club S/A, coordenando, em todas, o Comitê de Auditoria e Riscos.
|
Claus Henning Bernhard Paulo von Heydebreck |
Conselheiro Independente |
O Sr. Claus possui pós-graduação (diplom-Ingenieur) em engenharia mecânica na Technische Universität München, Alemanha. Possui mais de 20 anos de experiência internacional em negócios de fornecimento automotivo para OEM’s e pós-venda independente, com histórico de atuação em gestão geral e áreas comerciais. Acumula também experiências em vendas, marketing e desenvolvimento de negócios. O Sr. Claus teve passagens na diretoria de marketing e desenvolvimento de negócios na ThyssenKrupp Sales & Technical Center no Michigan, Estados Unidos (2008-2009), na diretoria gerencial da MS Motorservice Brazil (2010-2022) e como diretor presidente na KSPG Automotive Brazil Ltda. onde atualmente ainda exerce o cargo.
|
Diretoria Executiva
Nossa Diretoria Executiva é composta por (7) sete Diretores, todos com prazo de mandato de 3 (três) anos, sendo permitida a reeleição.
Compete a Diretoria os poderes para praticar os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e à consecução do objeto social, por mais específicos ou especiais que sejam, de acordo com as disposições do Estatuto Social da Companhia, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Companhia e suas sociedades controladas se relacionam.
Nome |
Cargo |
Alexandre Sarnes Negrão |
Diretor Presidente |
O Sr. Alexandre possui curso superior na FGV-RJ em Tecnologia de Marketing. Possui curso (Executive Course) de Program for Leadership Development – PLD, pela IESE Business School (2013) e Owner Management Program – OMP, pela UCLA Anderson School of Management (2019). O Sr. Alexandre atuou como Vice-presidente da Conforto Empreendimentos e Participações S/A (2009-até o presente momento), sociedade controlada pelo controlador da Companhia. Na Companhia atuou como membro do Conselho de Administração, cargo que ocupou por sete anos (2010 a 2017) e retornou em Janeiro de 2023 como membro efetivo. De 2017 a 2021 atuou como Diretor Presidente na Companhia e em Janeiro de 2023 o Sr. Alexandre retornou como Diretor Presidente. Alexandre também ocupou a posição de Board Member na ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica (2018 a 2021).
|
José Antônio de Sousa Azevedo |
Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores |
O Sr. José Antônio tem uma carreira profissional de quase 20 anos gerenciando operações financeiras globais a partir de posições em conselhos de administração e comitês de gestão, tendo também atuado como diretor financeiro em empresas como Atento e Unidas. O Sr. José Antônio é graduado em administração, pós-graduado em economia, e possui diversas especializações em estratégia, governança, dentre outros, em instituições como Columbia Business School, Universidade da Califórnia e INSEAD.
|
Cassio Cancela e Penna |
Diretor de Recursos Humanos |
O Sr. Cássio é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Ele também possui Mestrado em Engenharia Aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e MBA Executivo na Fundação Dom Cabral. O Sr. Cassio iniciou sua carreira em 2004 na Cedro Têxtil; de 2005 a 2006 trabalhou na Vallourec & Mannesmann Tubes como Engenheiro de Manutenção; de 2007 a 2010 atuou como Engenheiro de Desenvolvimento de processos na Embraer; e em 2010 ingressou na Aeris como Diretor de Produção. De 2014 a 2021 exerceu o cargo de Diretor de Operações na Companhia e atualmente exerce o cargo de Diretor de Recursos Humanos.
|
Daniel Henrique da Costa Mello |
Diretor Industrial |
O Sr. Daniel é graduado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de São Paulo – USP. O Sr. Daniel iniciou sua carreira em 2005 na Aeroálcool Tecnologia em Franca –SP. Também atuou como Engenheiro de Desenvolvimento de Processo na Embraer por três anos. Daniel ingressou na Companhia em 2010. De 2010 a 2014 atuou como Diretor Industrial. De 2014 a 2017 atuou como Diretor de Novos Negócios e de 2017 até o momento está responsável pela Diretoria Industrial novamente.
|
Vitor de Araujo Santos |
Diretor de Tecnologia |
O Sr. Vitor é formado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de São Paulo – USP. Ele também possui MBA pela COOPPEAD/UFRJ e Pós-Graduação pela Stanford University. O Sr. Vitor iniciou sua carreira em 2005 na Opto Eletrônica, onde atuou até 2007; de 2007 a 2010 trabalhou na Embraer como Engenheiro de Desenvolvimento; e em 2010 ingressou na Companhia como Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. De 2014 a 2017 atuou como Diretor Industrial; de 2017 a 2020 como Diretor de Engenharia e atualmente está atuando como Diretor de Tecnologia.
|
Marcelo Costa Nasser |
Diretor de Operações |
O Sr. Marcelo Nasser é engenheiro mecânico, com MBA em Gestão Empresarial pela PUC do Rio de Janeiro, em Marketing de Serviços pela ESPM e MBA Executivo pelo Insper. O Sr. Marcelo possui uma larga experiência em operações, com passagens pela Gerdau, onde atuou por 27 anos, sendo 3 deles como Diretor Executivo de Operações no Brasil, pela Ternium Brasil, atuando como Diretor de Engenharia e Manutenção, e pela Usiminas, onde ocupou o cargo de Diretor de Engenharia.
|
Erica Maria Cordeiro |
Diretora Comercial |
Erica Maria Cordeiro é graduada em Administração de Empresas e Comércio Exterior, com especialização em Gestão de Pessoas – FGV e com MBA Supply Chain – FGV e MBA em Negócios IESE Business School. A Sra. Erica possui experiência de 15 anos nas áreas de Supply Chain e Comercial, em empresas multinacionais de grande porte, nos seguimentos de Energia Renovável, Óleo & Gás e Siderurgia. Suas últimas experiências profissionais antes de entrar na Companhia foram na Siemens Gamesa e SPIC Brasil.
|
Comitê de Auditoria
A Companhia possui o Comitê de Auditoria Estatutário. Trata-se de órgão colegiado, de funcionamento permanente, vinculado diretamente ao Conselho de Administração, que atua com independência com relação à Diretoria da Companhia, e tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no monitoramento e controle de qualidade das demonstrações e informações financeiras, no gerenciamento de riscos e nos controles internos da Companhia.
Nome |
Cargo |
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho |
Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário |
O Sr. Edison Ticle é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou Economia na Universidade de São Paulo (USP). Ele também possui mestrado em Economia pela FGV, MBA em Economia de Negócios pela USP e é pós graduado em Advanced Management pela Harvard Business School (AMP 202). O Sr. Edison iniciou sua carreira em 1999, no BTG Pactual. Ele também trabalhou como Portfólio Manager Sênior na Constellation Asset Management e na Black River Gestão de Investimentos (pertencente à Cargill). Em 2007, ele ingressou no Banco Safra, onde exerceu o cargo de Tesoureiro Chefe e Head da área de Trading Proprietário. Em fevereiro de 2009, Edison Ticle ingressou na Minerva, e, desde abril de 2010, exerce o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Desde 2020, é membro independente do conselho de Administração do Grupo Soma S/A, da Aeris S/A, e do TC Traders Club S/A, coordenando, em todas, o Comitê de Auditoria e Riscos.
|
Eduardo Luiz Rota |
Membro do Comitê |
O Sr. Eduardo é responsável pela prática de Consultoria Empresarial na VACC– Verdus |Auditoria |Consultoria |Contabilidade desde 2013. Foi Diretor de Controladoria na Minerva S.A. de janeiro de 2011 a junho de 2013. Na Minerva S.A., atuou, ainda como (i) Diretor responsável pelo atendimento ao Conselho Fiscal (CF), bem como pela condução de todas as reuniões do referido Conselho; e (ii) Diretor responsável pelas informações gerencias e estratégicas utilizadas nas reuniões de Conselho de Administração (CA) , com participação eventual nas reuniões do referido Conselho. Foi, ainda, Sócio-Diretor de Auditoria na BDO Trevisan, carreira iniciada em junho de 2000 (trainee) à janeiro de 2011 (Sócio-Diretor–por 2 anos). Lá foi Sócio-Diretor, Gerente sênior responsável pelos trabalhos de auditoria em empresas de Capital Aberto, bem como pelo atendimento ao Conselho Fiscal destas Companhias: (i) JBSS/A; (ii)Paranapanema S/A; (iii)Eluma S/A; e (iv)Companhia Brasileira de Cartuchos(CBC).
|
Fabrício La Gamba |
Membro do Comitê |
O Sr. Fabrício é Sócio-Diretor responsável pela área de Corporate Finance na VACC – Verdus |Auditoria |Consultoria |Contabilidade desde outubro de 2013. É membro independente do Conselho de Família – Sol Farma Comércio de Produtos Farmacêuticos S.A. e na J. Moreira Comercial de Alimentos LTDA. Foi gerente de auditoria na KPMG e BDO Trevisan, onde sua carreira foi iniciada em junho de 2006 (trainee) a setembro de 2013. Na KPMG foi Gerente responsável pelos trabalhos de auditoria em companhias de Capital Aberto, bem como pelo atendimento ao Conselho Fiscal e em algumas reuniões de Conselho de Administração destas Companhias: (i) CMAA Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações S.A.; (ii) Transbrasiliana Concessionária de Rodovia S.A.; (iii) Viarondon Concessionária de Rodovia S.A.; e (iv) Iguá Saneamento S.A.; e na BDO Trevisan foi gerente responsável pelos trabalhos de auditoria em empresas de Capital Aberto, bem como pelo atendimento ao Conselho Fiscal destas Companhias: (i) JBSS/A; e (ii) Marfrig Global Foods S.A.
|